21 de maio terá o início, em Riga, na Letônia, o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo.

Será a segunda vez que a Letônia sediará o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo. Modalidade essa que é a mais popular do país, tendo jogadores letos atuando na principal liga do esporte no mundo, a americana NHL (National Hockey League).

medium center

Riga foi escolhida como co-sede do evento juntamente com Minsk, capital de Belarus, em 2017. O campeonato seria realizado de 7 a 23 de maio, mas, em função da pandemia do COVID-19, foi adiado para 21 de maio até 06 de junho. Outra mudança foi em relação as sedes. Com as dificuldades de locomoção, travessia de fronteira e outras mais impostas pelo Corona Vírus e também pelos problemas políticos enfrentados por Belarus, o conselho da IIHF (sigla em inglês para Federação Internacional de Hóquei no Gelo) decidiu, em fevereiro de 2020, manter Riga como única sede do evento.

O Campeonato Mundial vai acontecer em duas arenas. A Arena Riga será a principal do evento, recebendo os jogos da grupo B, 2 jogos das quartas-de-final, a rodada de semi-final, disputa de terceiro lugar e a final. A Arena Riga foi construída em 2006 para receber os jogos do Campeonato Mundial daquele ano que também aconteceu na Letônia. Outra arena será a Olympic Sports Centre que receberá os jogos do grupo A e dois jogos de quartas-de-final. As duas arenas ficam distantes cerca de 150m e perto dali fica o hotel que receberá todas as 16 seleções nacionais. Caso seja necessário, será usado o sistema de bolha para que o evento aconteça sem perigo para que a disseminação do Corona Vírus aumente.

medium center

Mesmo sendo a modalidade mais popular da Letônia, o país nunca foi medalhista no campeonato mundial ou nas Olimpíadas de Inverno. Mas, ano passado a Letônia foi Campeã Mundial Virtual. A Federação Internacional de Hóquei no Gelo organizou uma competição onde o que contava era a paixão dos fãs da modalidade. E a paixão dos letos pelo hóquei no gelo, demonstrado através de votos online na sua seleção, tornaram a Letônia a grande campeã. Essa competição aconteceu por conta do calendário 2020 do hóquei no gelo ter sido cancelado pela pandemia do COVID-19.

Hoje a seleção masculina está em 10º no ranking mundial enquanto a feminina está em 22º. Outras curiosidades sobre a modalidade na Letônia é que de acordo com o site da federação internacional, hoje tem mais de 7.000 jogadores (entre masculino e feminino) no país, 197 árbitros, 19 ringues de gelo (como se chama o campo de hóquei) indoor e outros 3 outdoor.

A Letônia estreia no dia 21 de maio, contra a fortíssima seleção do Canadá, as 20:15h horário de Riga, 15:15h horário do Brasil.

Latvija!

Escrito por Victor Feldman