No dia 23 de julho de 2021 acontecerá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e nessa edição dos jogos a Letônia será representada por uma delegação que conta com 33 atletas em 14 esportes diferentes.

A maior parte dos atletas (26) estão indo para os primeiros jogos. Isso mostra uma grande renovação da equipe. Parte dessa renovação se da em função das modalidades que estreiam esse ano no programa olímpico, como o basquete 3x3 e o karatê, modalidades que terão representantes letos em Tóquio.

A Letônia estará representada nas seguintes modalidades: atletismo, basquete 3x3, canoagem, ciclismo, hipismo, judô, karatê, levantamento de peso, luta greco-romana, natação, pentatlo moderno, tênis, tiro esportivo e vôlei de praia. Mesmo com uma delegação relativamente pequena, a Letônia tem algumas chances de medalhas e alguns destaques merecem ser feitos:

Laura Igaune é atleta do heptatlo (modalidade do atletismo), está indo para a sua terceira olímpiada (2012 e 2016) e está atualmente na 7ª colocação do ranking mundial. Ela já foi 3ª colocada no campeonato mundial, vice-campeã europeia e campeã da Universiade (Olimpíada Universitária) e nos últimos Jogos Olímpicos ela terminou em 4º lugar.

medium center

Ruslans Smolonskis é atleta da marcha atlética (modalidade do atletismo) e também tem grandes chances de medalha em Tóquio. Ruslans ficou em 4º lugar no Campeonato Europeu de 2021.

Basquete 3x3 estreia nos Jogos Olímpicos e a Letônia tem grandes chances de medalha. Já fomos campeões europeus em 2017, vice-campeões europeus em 2018 e vice-campeões mundiais em 2019. Atualmente os 4 atletas da equipe leta (3 titulares e 1 reserva) fazem parte do TOP10 do ranking individual da FIBA (Federação Internacional de Basquete) e o time leto é o 2º colocado do ranking da FIBA.

Roberts Akmens é atleta da canoagem na prova de 200m K-1. Ele foi 5º colocado nos Jogos Olímpicos do RIO 2016 e já foi campeão europeu e mundial da modalidade.

No ciclismo, na modalidade BMX, temos dois destaques, um feminino e outro masculino. Vineta Pētersone é a atual número 8 do ranking mundial e Henvijs Babris atual número 15 do ranking mundial e que esse ano foi 3º colocado em uma etapa da Copa do Mundo.

Kalvis Kalniņš é atleta de karatê, outra modalidade estreante em Tóquio. Kalvis já foi campeão europeu e mundial e tem grandes chances de medalha nos Jogos.

No levantamento de peso teremos dois atletas representando a Letônia e os dois com chances de medalha. Artūrs Plēsnieks foi 5º colocado em Londres 2012 e 8º no Rio 2016. Além disso, ele tem foi campeão europeu em 2016 e vice-campeão mundial em 2017. Ritvars Suharevs acumula alguns títulos em Campeonato Europeu Júnior e Campeonato Mundial Junior.

medium center

Anastasija Grigorjeva é atleta de luta greco-romana e Tóquio será a sua terceira Olímpiada. Anastasija já foi algumas vezes vice-campeã e campeã europeia e duas vezes 3ª colocado no Campeonato Mundial.

Agate Rašmane é atleta de tiro esportivo, modalidade pistola 25m. Ela é a atual número 6 do ranking mundial da modalidade.

Vôlei de praia é um esporte com grandes chances de medalha para a Letônia, tanto no feminino quanto no masculino. No feminino a dupla Tīna Graudiņa e Anastasija Kravčenoka já foram campeãs europeia em 2019. No masculino a dupla Mārtiņš Pļaviņš e Edgars Točs tem uma situação mais complicada mas contam com a experiência de Mārtiņš que foi medalha de bronze em Londres 2012.

Na cerimonia de abertura o atleta Agnis Čavars será o porta bandeira da delegação leta. Agnis é atleta de basquete 3x3 e capitão do time.

O Comitê Olímpico da Letônia criou um site especial para a cobertura das Olímpiadas. Lá você pode ver as últimas notícias dos atletas letos, informações sobre a delegação, programação dos nossos atletas e muito mais. O link para o site é: https://tokija2020.olimpiade.lv/

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começam no dia 23 de julho e terminam dia 08 de agosto.

Vai, Letônia!

Autor: Victor Feldmann